Usamos detergentes para lavar a louça, tomamos banho com sabonete, lavamos nossas roupas com sabão em pó... é tudo questão de limpeza. Mas como funciona o sabão? Pode-se dizer que o sabão funciona fazendo a água ficar mais molhada. Na água, as moléculas estão todas bem unidas, pressionadas umas contra as outras. No entanto, as moléculas da superfície não possuem outras moléculas acima delas. Ou seja, só estão ligadas por moléculas dos lados ou de baixo. Isso faz com que a ligação entre as moléculas da superfície seja maior, formando uma espécie de "pele" na superfície. Essa "pele" é chamada de tensão superficial.
O sabão consegue enfraquecer a tensão superficial através das ligações químicas que faz com as moléculas de água. Por isso pode-se dizer que a água fica 'mais molhada', e a limpeza assim é mais eficiente.
Além de funcionar deixando a água mais molhada pra uma melhor limpeza, o sabão funciona como desengordurante. Quando acrescentamos detergente a um sistema constituído por água e ól

Estas micelas adquirem uma configuração esférica contendo as moléculas de gordura no seu interior.
Assim, com a passagem de um fluxo de água somos capazes de retirar a gordura do material que pretendemos lavar, através da remoção destas micelas.