20 abril, 2009

Sabão...

O sabão é um composto anfipático (é uma parte polar e outra apolar). Do ponto de vista químico, ele é um sal de ácido graxo.

Usamos detergentes para lavar a louça, tomamos banho com sabonete, lavamos nossas roupas com sabão em pó... é tudo questão de limpeza. Mas como funciona o sabão? Pode-se dizer que o sabão funciona fazendo a água ficar mais molhada. Na água, as moléculas estão todas bem unidas, pressionadas umas contra as outras. No entanto, as moléculas da superfície não possuem outras moléculas acima delas. Ou seja, só estão ligadas por moléculas dos lados ou de baixo. Isso faz com que a ligação entre as moléculas da superfície seja maior, formando uma espécie de "pele" na superfície. Essa "pele" é chamada de tensão superficial.

O sabão consegue enfraquecer a tensão superficial através das ligações químicas que faz com as moléculas de água. Por isso pode-se dizer que a água fica 'mais molhada', e a limpeza assim é mais eficiente.

Além de funcionar deixando a água mais molhada pra uma melhor limpeza, o sabão funciona como desengordurante. Quando acrescentamos detergente a um sistema constituído por água e óleo (gordura), a molécula de detergente faz uma espécie de "ponte" entre as moléculas de água e a partícula de óleo: a parte apolar liga-se a partícula de óleo e a parte polar liga-se a molécula de água. Dessa forma, formam-se as micelas...
Estas micelas adquirem uma configuração esférica contendo as moléculas de gordura no seu interior.

Assim, com a passagem de um fluxo de água somos capazes de retirar a gordura do material que pretendemos lavar, através da remoção destas micelas.

Princípios de Bioquímica

Links para download da 3ªedição do livro "Princípios de Biquímica" do Lehninger.

Parte 1 :http://rapidshare.com/files/169506230/1-7_Lehninger_-_Principios_de_Bioquimica_3ed_-_Nelson_e_Cox.pdf

Parte 2: http://rapidshare.com/files/169544431/2-7_Lehninger_-_Principios_de_Bioquimica_3ed_-_Nelson_e_Cox.pdf

Parte 3: http://rapidshare.com/files/169817339/3-7_Lehninger_-_Principios_de_Bioquimica_3ed_-_Nelson_e_Cox.pdf

Parte 4: http://rapidshare.com/files/169850377/4-7_Lehninger_-_Principios_de_Bioquimica_3ed_-_Nelson_e_Cox.pdf

Parte 5: http://rapidshare.com/files/169982129/5-7_Lehninger_-_Principios_de_Bioquimica_3ed_-_Nelson_e_Cox.pdf

Parte 6: http://rapidshare.com/files/170045407/6-7_Lehninger_-_Principios_de_Bioquimica_3ed_-_Nelson_e_Cox.pdf

Parte 7: http://rapidshare.com/files/170139356/7-7_Lehninger_-_Principios_de_Bioquimica_3ed_-_Nelson_e_Cox.pdf

Tratado de Fisiologia Médica

Link para download da 9ª edição do livro 'Tratado de Fisiologia Médica". http://www.4shared.com/dir/7449924/f0292245/Tratado_de_Fisiologia_Mdica_9ed_-__GUYTON_e_HALL_.html

18 abril, 2009

Híbridos!!!

Segundo o Wikipédia é...
1-O processo de reprodução entre dois animais de espécies diferentes, com a possibilidade de obtenção de filhos desses dois é chamado de hibridação. Tal fenômeno foi estudado pela primeira vez por Kolreuter, em plantas no século XVIII, embora citações sobre esse assunto, tanto em plantas como em animais sejam antigas. O exemplo mais comum de animal híbrido é o cruzamento da égua (Equus caballus) e do jumento (Equus asinus), que resulta no burro ou na mula. Todos os animais híbridos são estéreis, devido a problemas cromossômicos no processo de meiose, assim, as células desses animais vão possuir um número híbrido de cromossomos que terão dificuldades em formar pareamento. Algumas dessas novas espécies ainda são produzidas através do cruzamento entre espécies, puro e simples até hoje, basicamente para serem usadas como atrações de shows e locais turísticos.

Alguns exemplos muito loucos de híbridos...

LIGRE ou LIGER... é metade leão e metade tigre. Não é só um gatinho, é um gatão. De pé ,nas patas traseiras, mede 3 metros e meio de altura. Acredita-se que o enorme tamanho que esses animais atingem ocorra pela ausência de genes que condicionem a produção de hormônios inibidores do crescimento. Isso porque nos leões essa é uma herança materna, e nos tigres é paterna, portanto os ligres não recebem esses genes. Ou seja, ele pode crescer ainda mais, podendo atingir uma altura corporal de 1,30 m, um comprimento de 2,60 m e pesar mais de 400 kg!
ZORSE: resultado do cruzamento entre uma zebra e um cavalo.
ZONKEY: resultado do cruzamento entre um burro e uma zebra.
ZONEY: resultado do cruzamento entre uma zebra e um poney.






CAMA:
é um híbrido entre um camêlo e uma lhama. Eles são concebidos via inseminação artificial graças à enorme diferença entre o tamanho dos animais que não permite reprodução natural.



WOLPHIN:
é um raro híbrido formado da cruza entre um golfinho e uma falsa baleia assassina.

COYDOG: híbrido de coiote e uma fêmea de Setter irlândes.