30 junho, 2009

Escorpiões..


Os escorpiões são os mais antigos artrópodos terrestres conhecidos e podem ter sido os primeiros membros deste filo a conquistarem a terra. Os primeiros escorpiões eram aquáticos, possuíam brânquias e não tinham garras. As cerca de 1500 espécies descritas atualmente são mais abundantes em zonas tropicais e subtropicais. Os escorpiões são aracnídeos grandes, a maioria variando de 3 a 9 cm de comprimento. A menor espécie é Typhlochactas mitchelli , de apenas 9 mm de comprimento, e a maior é o africano Hadogenes troglodytes , que atinge 21cm de comprimento. Entretanto, fósseis indicam que os escorpiões chagaram a medir mais de 80 cm.
É possível encontrar escorpiões em quase todos os habitats do mundo: florestas tropicais, savanas, desertos, montanhas e pradarias. Eles, em geral, se ocultam por sob as rochas e troncos a fim de preservar energia e se manterem refrigerados.Têm olhos múltiplos, como os demais aracnídeos, mas não enxergam bem. Para compensar esse fator, eles estão equipados com sensores especiais conhecidos como pectinas, na porção inferior do abdômen. As pectinas podem detectar trilhas de odores deixados por outros escorpiões, bem como o movimento do ar que circunda o animal.
Ainda que sejam animais noturnos, os escorpiões em geral não se deslocam muito em busca de comida. Em lugar disso, se alimentam de forma oportunista, ou seja, esperam que a comida venha até eles, em vez de desperdiçar energia caçando de forma ativa. E que tipo de comida eles esperam? Os escorpiões são aracnídeos carnívoros como as aranhas, que se alimentam primordialmente de outros insetos (em inglês) e até de outros escorpiões.
Quando não encontra alimento, os escorpiões, com uma adaptabilidade que funciona muito bem em suas condições de vida isoladas, desacelera seu metabolismo a um ritmo equivalente a um terço do de insetos de tamanho comparável. E, nesse ritmo, comer um inseto pode bastar para sustentar o escorpião por um ano. A fim de desacelerar seu metabolismo, os escorpiões se envolvem em um mínimo de atividades.

Bomba de Hidrogênio !!!

A bomba de hidrogênio ou também conhecida como bomba de fusão é uma das maiores armas existentes na terra. Essa bomba tem uma força explosiva de algumas vezes maior que a da bomba atômica. Sua explosão tem poder de produzir precipitação radioativa com capacidade mortífera.
Seu funcionamento é baseado em fusão nuclear, ou seja, junção de dois ou mais átomos leves para se transformarem em átomos pesados. Um exemplo muito simples de fusão são as estrelas (como o nosso sol), produzidos pela fusão de hidrogênio, que formam átomos de hélio. Quando a fusão ocorre, esse átomo criado possui um núcleo mais estável, portanto produz uma grande quantidade de energia, que no caso do sol e estrelas, essa energia é em forma de radiação térmica (calor), eletromagnética, entre outras. Alguns efeitos causados durante a explosão de uma bomba de H são: precipitações que é mais ou menos como uma “neve radioativa”, ondas de choque que são efeitos de choque térmico e eletromagnético, além do chamado inverno nuclear, que é uma espécie de fumaça espessa e tóxica que bloqueia a luz do sol e provocaria severas mudanças no planeta. Ao explodir, uma bomba de hidrogênio funciona em fases. Primeiro a bomba explode, em segundo ela fornece calor e pressão necessários para a fusão e quando ocorre a reação, grandes quantidades de energia são liberadas produzindo uma gigantesca explosão.

TIPOS DE BOMBAS
1. Bomba de fissão ativada por pistola
2.
Bomba de fissão ativada por implosão
3.
Bomba de ativação por implosão de projeto moderno
4.
Bombas de fusão
5.
Projeto da bomba de fusão de Teller-Ulam